terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Citações

Esclarecimento significa a saída do homem de sua menoridade, da qual o culpado é ele próprio. A menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo. A preguiça e a covardia são as causas pelas quais uma grande parte dos homens, depois que a natureza de há muito os libertou de uma direção estranha (naturaliter maiorennes), continuem, não obstante, de bom grado menores durante toda a vida. É tão cômodo ser menor! Se tenho um livro que faz as vezes de meu entendimento, um diretor espiritual que por mim tem consciência, um médico que decide por mim a respeito de minha dieta, etc, então não preciso esforçar-me eu mesmo. Não tenho a necessidade de pensar, quando posso simplesmente pagar.

Immanuel Kant

In: Que é “Esclarecimento”?


Quando todos tiverem contemplado a nobre criatura, vestígio de alguma época já maldita, uns indiferentes, pois não terão possuído a força de compreender, mas outros, aflitos, e a pálpebra úmida de lágrimas resignadas se contemplarão, enquanto que os poetas desses tempos, sentindo reacenderem-se olhos amortecidos, seguirão para sua lâmpada, ébrio o cérebro, por um instante, de uma glória obscura, tomado pelo Ritmo e no olvido de existir numa época que sobreviveu á beleza.

Stéphane Mallarmé

In: O Fenômeno Futuro.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário